Fenômeno durou cerca de 15 minutos e causou espanto. Objeto teria caído na direção Oeste do estado.

A população de Cuiabá (MT) assistiu a um fenômeno raro no entardecer desta quinta-feira (21/06/2007). Um meteorito cruzou o céu da capital mato-grossense deixando um rastro luminoso. O objeto, chamado de bólido pelos astrônomos, teria caído na direção Oeste do estado.
O fenômeno durou cerca de 15 minutos e causou espanto a muitas pessoas. O astrônomo Eduardo Baldaci disse que o caso é semelhante ao ocorrido há 10 anos em em Nova Brasilândia (MT), quando um objeto cruzou os céus e teria caído em uma fazenda da região. “Pelo rastro, houve ionização do ar. Pela imagem, é um bólido”, disse Baldaci ao RMT Online.
A astrofísica Telma Couto da Silva disse que o fenômeno é um meteoróide, que são restos de partículas do espaço que entram em contato com a atmosfera. O fenômeno seria semelhante a uma estrela cadente, mas em proporções maiores.
Para Baldaci, pelo tempo que o objeto ficou visível, é possível que ele não tenha se desintegrado totalmente na atmosfera e tenha caído em algum lugar na Região Oeste do estado. “Quanto maior o rastro, maior é o objeto”, completou o astrônomo.

Fonte: G1

Anúncios