Nave trouxe um russo e dois estadunidenses. Três tripulantes permaneceram mais de cinco meses em estação orbital.

Um cosmonauta russo e dois astronautas da NASA retornaram à Terra nesta sexta-feira (26/11/2010) a bordo da nave russa Soyuz TMA-19, após uma missão na ISS (Estação Espacial Internacional). O comandante da Soyuz, Fyodor Yurchijin, e os astronautas Douglas Wheelock e Shannon Walker pousaram às 2h47 de Brasília alguns quilômetros ao norte de Arkalyk, no Cazaquistão. Os três estavam na ISS desde 18 de junho.

Soyuz TMA-19 pouco antes do pouso (Foto: AP)

De acordo com o centro de controle russo, a operação de retorno aconteceu como planejado e os três estão em bom estado de saúde.

Pouso da Soyuz TMA-19 (Foto: Shamil Zhumatov / Reuters)

Inicialmente, o retorno da nave estava previsto para 30 de novembro, mas foi antecipado em quatro dias porque o Cazaquistão fechou seu espaço aéreo por ocasião da cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, na cidade de Astana, na próxima semana.

Tripulantes após airem da cápsula (Foto Shamil Zhumatov - Reuters)

No laboratório orbital permanecem o novo comandante da Expedição 26, o astronauta da NASA Scott Kelly, e os engenheiros de voo russos Aleksandr Kaleri e Oleg Skrípochka. Os três chegaram à estação no dia 10 de outubro.

 

Anúncios