Nave autônoma passou novem meses em órbita. Órbita foi descoberta por amador.

Um "ônibus espacial em miniatura" lançado do Cabo Canaveral em 22 de abril completou sua missão militar secreta de nove meses e deve pousar na sexta-feira (03/12/2010), disseram autoridades da United States Air Force (USAF).

O veículo orbital de teste (OTV) X-37B deve pousar na Vandenberg Air Force Base, na Califórnia, entre sexta e segunda (06), dependendo do clima e de aspectos técnicos, declarou  a USAF.

O projeto, iniciado pela NASA nos anos 90 e adotado posteriormente pelos militares visa testar tecnologias para a próxima geração de ônibus espaciais. Os militares usam o veículo para testar novos equipamentos, sensores e materiais no espaço, com a intenção de incorporar estas tecnologias em satélites e outros sistemas operacionais.

Embora a USAF tenha imposto um blecaute de notícias sobre as atividades do X-37B em órbita, a nave foi rastreada por amadores observadores de satélites durante a missão.

X-37B antes do lançamento (Foto: USAF) 

O X-37B se parece com o ônibus espacial, com forma e compartimento de carga similares. Ele tem, aproximadamente, 8,9 m de comprimento e envergadura de 4,5 m. (O ônibus espacial possui cerca de 37 m de comprimento e envergadura de 23,8 m.)

Ao contrario dos ônibus, que podem ficar cerca de duas semanas em órbita, o X-37B não leva tripulação e é projetado para fica ate nove meses no espaço e pousar automaticamente numa pista.

A USAF planeja lançar o segundo OTV X-37B neste outono.

Os veículos foram construídos pelo Phantom Works, o laboratório de pesquisas avançadas da Boeing.

 

 

Anúncios