Foram montados vários aparelhos científicos. Experiência relacionada a materiais foi recolhida.

Os cosmonautas russos Oleg Skrípochka e Dmitri Kondrátiev realizaram nesta quarta-feira (16/02/2011) com sucesso vários experimentos científicos na plataforma orbital do módulo russo Zvezda da Estação Espacial Internacional (ISS).

Os cosmonautas completaram uma caminhada espacial de 4 horas e 51 minutos (a previsão era de 6 horas), que começou às 11h15 de Brasília, com 15 minutos de atraso, com a saída deles da escotilha do Pirs. Foi possível completar todas as tarefas previstas.

 

Pela segunda vez em menos de um mês os cosmonautas saíram para o espaço, desta vez para instalar dois experimentos no módulo Zvezda, um relacionado com a medição dos terremotos e outro com a detecção de raios gama.

A caminhada espacial de Skripochka e Kondratiev foi supervisada a partir do interior da ISS pelos outros quatro tripulantes da plataforma: o russo Aleksandr Kaleri, os estadunidenses Catherine Coleman e Scott Kelly e o italiano Paolo Nespoli.

Cosmonauta durante caminhada espacial nesta quarta (16) (Foto via R7)

Skrípochka e Kondrátiev recolheram amostras de materiais expostos ao espaço, como parte de uma série de experimentos na busca de melhores materiais para realizar naves de longa duração, e desmontaram uma pequena plataforma usada como apoio nas saídas anteriores.

O programa inicial da caminhada incluía o lançamento manual pelos cosmonautas do microsatélite Kedr, mas este foi adiado para depois do mês de abril, quando completam 50 anos do voo de Yuri Gagarin, o primeiro homem que saiu ao espaço.

O aparelho de 30 quilos transmitirá 25 frases de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra e mensagens de rádio sobre o 50º aniversário da conquista de Gagarin. Sergey Samburov, responsável pela experiência, negou à agência Interfax que o adiamento se deve a outros motivos. "Seu lançamento será mais oportuno uma vez que se cumpra o cinquentenário do voo de Yuri Gagarin."

Kondratiev e Skripochka durante caminhada espacial (Foto via FolhaOnline)

 

Anúncios