Decolagem deve ser dia 24. Houve nove atrasos por problemas técnicos.

Os seis astronautas que integram a tripulação do ônibus espacial Discovery chegaram domingo (20/02/2011) ao Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, na Flórida, para dar início aos preparativos de lançamento da nave.

O comandante Steve Lindsey, o piloto Eric Boe e os especialistas Alvin Drew, Michael Barratt, Nicole Stott e Steve Bowen ficarão no centro espacial de onde vão partir em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão de 11 dias. "Estamos prontos para viajar", garantiu Stott.

Os astronautas chegaram à Flórida em aviões supersônicos da NASA, que decolaram das instalações de treinamento do Centro Espacial Johnson, em Houston.

Tripulação do Discovery chega à Florida (Foto: Bruce Weaver/AFP)

Nos próximos dias, os seis astronautas serão submetidos a reconhecimentos e revisarão os últimos detalhes da missão enquanto fazem exercícios de última hora.

A contagem regressiva para o lançamento começa na tarde de hoje (21), às 15h no horário da costa leste (18h de Brasília), e o lançamento, se não houver nenhum contratempo e as condições climatológicas permitirem, está previsto para o dia 24, às 16h50 no horário local (19h50 de Brasília).

O ônibus espacial Discovery já se encontra na plataforma de lançamento 39A. Os técnicos revisaram toda a nave após nove atrasos no calendário, primeiro por um vazamento de hidrogênio, depois por uma falha elétrica e, posteriormente, pelo descobrimento de fendas no tanque de combustível externo.

O vazamento deu muita dor de cabeça aos engenheiros, que, no início, não encontravam a origem das fendas e precisaram trocar o lacre do conduto de ventilação de hidrogênio do tanque de combustível externo.

Em sua última jornada de trabalho, os operários desinstalaram o braço de acesso ao tanque externo de combustível da nave.

R7

Anúncios