Presidente pediu que astronautas desencaixotassem robô. Retorno de nave foi adiado.

O Ônibus Espacial Discovery, com seis tripulantes, estão cumprindo missão na Estação Espacial Internacional (ISS), lotado com materiais de reposição. Além da carga, a nave também levou o primeiro robô humanoide – Robonaut2 – à ISS, que não foi desencaixotado até agora.

Durante um telefonema do presidente dos Estados Unidos à tripulação, na última terça-feira (01/03/2010), isso foi motivo de gracejos. Obama brincou e pediu para que tirassem o R2 do cargueiro o quanto antes. O plano inicial da NASA era esperar alguns meses para só depois voltar a atenção ao robô.

 

Com o pedido pessoal do presidente, a tripulação terá de agilizar o trabalho. Os integrantes da missão terão dois dias a mais do previsto para retirar o R2 de seu compartimento do Discovery, já que o retorno da nave à Terra foi postergado por dois dias e passou para o próximo dia 9.

A astronauta Catherine Coleman, que também é engenheira, está ansiosa para ver como o R2 vai se comportar em um ambiente de gravidade zero.

O humanoide, que só tem a parte da cintura para cima, será testado como um auxiliar dos astronautas.

Leia mais sobre o R2.

Mais dois dias Segundo a NASA, o tempo extra da missão STS-133 será essencial para terminar de organizar as mais de cinco toneladas de material que o Discovery transportou por meio do módulo permanente Leonardo.

Megan McArthur, responsável pelas comunicações da nave, informou na Terra aos comandantes Steve Lindsey e Scott Kelly sobre o prolongamento da missão.

Os astronautas estão transferindo a carga ao veículo de transferência H-II com os braços robóticos que da ISS.

A NASA quer deixar a Estação bem abastecida antes de retirar o ônibus espacial de funcionamento, após três décadas de missões tripuladas.

A aterrissagem está prevista para as 11h58 (horário da costa leste americana; 13h58 de Brasília), no centro espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida.

Este é a 39ª e última viagem do Discovery, que ao longo de sua história percorreu mais de 230 milhões de quilômetros, passou 352 dias em órbita e rodeou a Terra 5.628 vezes a uma velocidade de 28 mil km/h.

Anúncios