Aproximação máxima deve ser em 8 de novembro; astro passará a 85% da distância Terra-Lua. 2005 YU55 entrou para a lista de asteroides potencialmente perigosos.

Um asteroide com 400 metros de diâmetro vai passar perto da Terra no início de novembro, provavelmente no dia 8, segundo previsões.

"A aproximação com a Terra do asteroide 2005 YU55 é incomum pela curta distância e pelo seu tamanho. Em média, ninguém esperaria que um objeto deste porte passasse tão perto em 30 anos", comenta Don Yeomans, da NASA.

Pela sua dimensão e trajetória próxima à Terra, o 2005 YU55 entrou para a lista de asteroides potencialmente perigosos na definição do centro planetário de Cambridge, em Massachusetts.

Imagem de radar do asteroide 2005 YU55 (Foto: Cornell/Arecibo/NASA)

Os cientistas, entretanto, estão ansiosos com a notícia, vista como uma "oportunidade única". "Em um sentido real, fornecerá uma resolução de imagem comparável ou até melhor do que um missão de uma nave espacial’, diz Lance Benner, pesquisador do Laboratório de Jato à Propulsão (JPL) da NASA.

Segundo estimativas, a rocha espacial estará a 85% da distância à Lua. (A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384 mil quilômetros.)

A passagem do asteroide, identificado pela primeira vez em 28 de dezembro de 2005, mobilizará um programa extenso de observações por radar, raios infravermelhos e a olho nu.

Anúncios