Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Direção: Steven Spielberg
Ano de lançamento: 1977
Duração: 137 min.
País: EUA
Estúdio: Columbia Pictures Corporation, EMI Films, Julia Phillips and Michael Phillips Productions
Distribuição (Brasil): Columbia Home Video (DVD/VHS), Sony Pictures Home Entertainment (DVD/Blu-ray)
Roteiro: Steven Spielberg
Produção: Julia Phillips, Michael Phillips, Clark L. Paylow
Elenco: Richard Dreyfuss, François Truffaut, Bob Balaban, Teri Garr, Melinda Dillon, J. Patrick McNamara, Warren J. Kemmerling, Roberts Blossom, Philip Dodds, Cary Guffey, Shawn Bishop, Adrienne Campbell, Justin Dreyfuss, Lance Henriksen
Música: John Williams   
Fotografia: Vilmos Zsigmond
Direção de arte: Daniel A. Lomino
Figurino: James Linn
Edição: Michael Kahn
Efeitos especiais: Future General Corporation
Site oficial: http://www.sonypictures.com/homevideo/closeencountersofthethirdkind/

Aviões desaparecidos há décadas sobre o Atlântico aparecem repentinamente no deserto mexicano. Um voo comercial é acompanhado por um objeto "brilhante" que o piloto "não sabe como descrever". Roy Neary sai à noite para investigar uma interrupção de energia elétrica quando sua caminhonete apresenta problemas e ele é banhado por uma luz que vem de cima. Ele persegue luzes pela estrada…

Roy é uma de várias pessoas que tiveram um contato de primeiro grau, observando OVNIs no céu noturno. Ele é assombrado por cincos notas musicais e pela imagem de uma montanha e se torna obcecado na busca do que ela representa, causando muita tensão em sua família. Ele conseguirá descobrir o significado das visões e quem as colocou em sua cabeça?

Enquanto isso, agentes governamentais pelo mundo descobrem evidências físicas de visitantes de outro mundo (segundo grau) e criam elaborados planos para encobrir os acontecimentos.

Para onde as pistas levaram Roy, os outros contatados e os investigadores?

É importante destacar que o astrônomo e ufólogo J. Allen Hynek ajudou Steven Spielberg a fazer o filme. Hynek participou da iniciativa Blue Book – projeto da USAF para investigar OVNIs nos anos 50 e 60. Nas décadas posteriores ao Blue Book, se dedicou a prosseguir com a investigação em ufologia por conta própria. Seu trabalho buscava indícios físicos da presença extraterrestre na Terra.

Hynek até aparece em uma cena do filme.

J. Allen Hynek em cena de "Contatos Imediatos de Terceiro Grau"

Também é interessante a "mera coincidência" entre Hynek e o personagem Claude Lacombe, interpretado por François Truffaut. Outro importante ufólogo que foi associado a Lacombe na época é o francês Jacques Valée.

Assista abaixo ao envolvente clássico de ficção científica vencedor do Academy Award.

O player não funciona?

Anúncios