Presidente irá ao Centro Espacial Kennedy acompanhado da primeira-dama e as duas filhas. Lançamento será dia 29.

Um representante da Casa Branca disse que o presidente Barack Obama planeja comparecer ao lançamento do ônibus espacial Endeavour, marcado para o próximo dia 29. Também comparecerão ao lançamento a primeira-dama Michelle e as filhas do casal, Malia e Sasha.

Obama já tinha viagem marcada para a Flórida – o ônibus espacial será lançado do Centro espacial Kennedy, naquele Estado – para fazer um discurso numa universidade.

A tripulação do Endeavour é composta apenas por veteranos e é liderada por Mark Kelly, marido da deputada democrata do Arizona Gabrielle Giffords, que se recupera de um tiroteio que matou seis e deixou doze feridos em 8 de janeiro.

Ainda esperando pela aprovação médica, Giffords, que não aparece em público desde o ataque, planeja ir ao lançamento, disse Kelly. Sua equipe tuitou "Estamos muito felizes com o Pres. Obama indo ao lançamento de Mark."

O objetivo principal da missão é levar à Estação Espacial Internacional o Espectrômetro Magnéico Alfa, um detector de partículas de US$ 2 bilhões projetado para detectar matéria escura, anti-matéria e outras partículas exóticas.

Esta será a última decolagem da nave, e a penúltima missão da frota de ônibus espaciais dos Estados Unidos. Em junho, planeja-se lançar o Atlantis.

As duas naves e a Discovery, que já se aposentou, estarão à mostra em museus na Flórida, na Califórnia e na Virgínia.

Anúncios