Elon Musk anunciou metas de exploração planetária. Empresa está preparando "foguete mais poderoso do mundo".

A empresa privada estadunidense SpaceX espera colocar um astronauta em Marte em dentro de 10 a 20 anos, disse seu líder.

"Provavelmente, colocaremos nosso primeiro homem no espaço em cerca de três anos", disse Elon Musk ao Wall Street Journal. "Vamos até Marte, acho… na melhor das hipóteses, em 10 anos, na pior, de 15 a 20 anos."

A SpaceX é uma das duas principais empresas privadas focadas no espaço nos EUA e ganhou US$ 75 milhões da NASA para ajudar a desenvolver uma nave substituta do ônibus espacial.

Baseada na Califórnia, a empresa realizou com sucesso seu primeiro teste de cápsula não tripulada enviada ao espaço e trazida de volta no ano passado.

"Nossa meta é facilitar a transferência de pessoas e cargas para outros planetas e então caberá às pessoas se querem ir", disse Musk, que também lidera a empresa Tesla, que desenvolve carros elétricos.

O programa de ônibus espaciais estadunidenses será terminado este ano com os voos finais do Endeavour, dia 29, e do Atlantis, em junho, pondo fim à era de voos estadunidenses que começou com a primeira missão do ônibus, em 1981.

Quando o programa terminar, o país espera que a indústria privada seja capaz de preencher a vaga, criando a próxima geração de naves para transportar pessoas ao espaço.

"Um futuro no qual a humanidade está lá fora explorando estrelas é um futuro incrivelmente animador e inspirador e é isso o que estamos tentando ajudar a fazer acontecer", acrescentou na entrevista.

Neste mês, a SpaceX revelou o que Musk chamou de foguete mais poderoso do mundo – o Falcon Heavy, que terá sua primeira demonstração de voo no fim de 2012.

Concepção artística do Falcon Heavy (Foto: SpaceX)

O Falcon Heavy é baseado no Falcon 9, que a NASA está comprando para levar cargas à Estação espacial Internacional. O lançador é projetado para levar à órbita satélites ou naves pesando mais de 53 toneladas – mais de duas vezes a capacidade do ônibus espacial ou do foguete Delta IV Heavy.

A SpaceX, abreviação de Space Exploration Technologies Corporation, é uma das duas empresas privadas que a NASA contratou para levar cargas à Estação.

Musk, um sul africano que fez sua fortuna na internet, criou a SpaceX em 2002.

Anúncios