Falha técnica impediu lançamento há duas semanas. Agência espera grande público para lançamento.

A contagem regressiva recomeçou para o último lançamento do Ônibus Espacial Endeavour na segunda-feira (16/05/2011).

A tripulação de seis irá tentar novamente decolar após um problema de força ter feito a NASA desistir do lançamento em 29 de abril. O Endeavour deve decolar do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 9h56 de Brasília (8h59 na hora local, 1256 GMT).

Nas duas semanas seguintes, engenheiros verificaram o problema e substituíram uma caixa comutadora avariada e fiação que causaram o problema com aquecedores usados para proteger o sistema de força hidráulica da nave.

"Todas essas coisas foram trocadas e os retestes desses sistemas estão todos completos", disse Jeff Spaudling, diretor de testes da NASA, durante uma entrevista coletiva nesta manhã (13). "Está tudo completo e bom e estamos prontos para ir dessa perspectiva."

Endeavour aguarda na plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Foto: NASA)

A NASA começou a contagem regressiva hoje às 8h de Brasília (7h na hora local, 1100 GMT) em T -43 horas. A contagem inclui pausas programadas antes do lançamento.

A previsão do tempo indica 70% de chance de boas condições de lançamento para segunda-feira. Algumas tempestades são esperadas próximo a Kennedy no fim de semana, mas devem se afastar na segunda.

Kathy Winters, oficial de meteorologia do Ônibus, diz que a principal preocupação é uma chance de ventos muito fortes que poderiam representar riscos se o Endeavour precisasse fazer um pouso de emergência em Kennedy. Embora isso seja improvável, se o tempo o proibisse, o ônibus não irá decolar.

Em seu 25º e último voo, o Endeavour irá levar um ambicioso experimento de partículas à Estação Espacial Internacional (ISS) para estudar matéria escura e antimatéria. A nave também está carregada com suprimentos para o laboratório orbital.

A tripulação planeja quatro caminhadas espaciais durante os 16 dias de missão.

A tripulação, comandada por Mark Kelly, chegou à Flórida na manhã de quinta-feira (12). Suas famílias, incluindo a esposa de Kelly, a deputada Gabrielle Giffords, devem chegar durante o fim de semana.

Giffords ainda se recupera de um ferimento a bala na cabeça em encontro com constituintes em janeiro.

Público  A NASA espera que multidões apareçam na Flórida para assistir ao lançamento, mas não tantas quanto apareceram há duas semanas.

O presidente Barack Obama e família também estavam presentes. Apesar de desapontados por não presenciarem a decolagem, a família conheceu as instalações da NASA, o ônibus Espacial Atlantis, e se encontraram com toda a tripulação do Endeavour.

"Estamos esperando provavelmente pouco menos do que antes, por causa do horário", disse Spaudling, explicando que um lançamento numa manhã de segunda não é tão popular quanto um numa tarde de sexta. "Deve ser por volta de 500.000 desta vez."

O lançamento do Endeavour será transmitido ao vivo via internet pela Agência Espacial Europeia (ESA). A transmissão será feita do centro da ESA na cidade italiana de Frascati e começa por volta das 8h de Brasília.

A Itália participa da missão com o astronauta Roberto Vittori.

Após a missão do Endeavour, a NASA lançará o Atlantis em junho. Depois disso, todos os Ônibus Espaciais serão aposentados e enviados a museus.

Anúncios