Para participar da seleção, é preciso ter nível superior e cidadania americana. Treinamento de turma começará em 2013.

A NASA vai abrir seleção para uma nova turma de astronautas. Os currículos serão recebidos já a partir de novembro e os testes vão até 2013. Em agosto daquele ano, os escolhidos vão começar o treinamento.

Os candidatos precisam ter formação em engenharia, ciência ou matemática e três anos de experiência profissional relevante. Somente cidadãos norte-americanos podem se inscrever no processo. Normalmente, os selecionados têm grande qualificação em engenharia ou ciência, ou ainda grande experiência em pilotagem de jatos.

Apesar de não haver um limite de idade, os astronautas têm em geral de 26 a 46 anos de idade, segundo a NASA.

Astronauta Alvin Andrew durante caminhada espacial (Foto: NASA)

"Esta próxima turma vai dar suporte a missões na estação [espacial] e vai chegar lá com os sistemas de transporte que estão em desenvolvimento agora. Vão ter também a oportunidade de participar de programas de exploração da NASA que vão incluir missões para além da órbita baixa da Terra", afirmou Janet Kavandi, diretora das operações de tripulação do Centro Espacial Johnson, em Houston.

"Para cientistas, engenheiros e outros profissionais que sonharam em voar para o espaço, este é um momento emocionante para entrar e fazer parte do corpo de astronautas."

Desde 1959, quando os Original Seven – primeiro grupo de astronautas da NASA – foram escolhidos, a NASA já formou mais de 20 turmas de astronautas. A última delas foi treinada em 2009.

Anúncios