Contatos de Quarto Grau

Direção: Olatunde Osunsanmi
Ano de lançamento:
Duração: 98 min.
País: EUA
Estúdio: Universal Pictures, Gold Circle Films, Chambara Pictures, Dead Crow Productions, Saga Film, Focus Films, Fourth Kind Productions
Roteiro: Olatunde Osunsanmi, Terry Robbins
Produção: Paul Brooks, Joe Carnahan, Terry Robbins (assoc.:) Jonathan Shore, (linha:) Veselin Karadjov, (co.:) Jeff Levine, Michele Greco, Guy Danella, (exec.:) Norm Waitt, Scott Niemeyer, Ioana Miller, (co-exec.:) David Pupkewitz, Vinca Liane Jarrett Esq, Jon Gudmundsson
Elenco: Milla Jovovich, Will Patton, Elias Koteas, Charlotte Milchard, Olatunde Osunsanmi, Hakeem Kae-Kazim, Corey Johnson, Paul Stefanov, Julian Vergov, Mia McKenna-Bruce, Eric Loren, Daphne Alexander
Música: Atli Örvarsson
Fotografia: Lorenzo Senatore
Direção de arte: Alexei Karagyaur, Axel Nicolet
Figurino: Johnetta Boone
Edição: Paul Covington

Em um livro de 1972, o astrônomo e ufólogo Josef Allen Hynek (1910-1986) criou uma escala par classificar contatos ufológicos. Eram descritas três categorias de contatos. Mais duas foram adicionadas posteriormente. Nos contatos de quarto grau, uma pessoa é raptada por extraterrestres.

Outubro de 2000, Nome, Alasca. Há quatro décadas, um número absurdo de pessoas desaparece continuamente. Apesar de várias investigações do FBI, nunca foi descoberto o motivo. Após a morte misteriosa do marido, a psicóloga Abigail Tyler começou a filmar as regressões hipnóticas de seus pacientes que têm insônia e amnésia após ver uma coruja branca.

Após a hipnose e a descoberta de algo aterrador, dois pacientes apresentam colapsos nervosos e comportamento violento, mas não contam o que descobriram.

A busca pela verdade pode custar caro para Tyler, principalmente quando descobre um envolvimento pessoal no caso.

O player não funciona?

É importante destacar que o filme aspira um rótulo de "reconstituição de eventos reais", mas é todo fictício – embora não exista o texto dizendo que os acontecimentos e personagens não são reais. Uma rápida pesquisa sobre a cidade mostra que ela é bem diferente do que é mostrado no filme. Além disso, não há registros de Abigail Tyler nas instituições de psicologia do Alasca.

A Escala de Hynek é verdadeira. Vá além do suspense do filme: a escala e a influência do filme na pesquisa ufológica são abordados nestes posts:

"Escala de Hynek", 12/06/2012

"Por trás de ‘The Fourth Kind’", 24/06/2012

Anúncios