Escola oferece curso técnico gratuito de manutenção aeronáutica e convida público para visita. Prova será em novembro; material disponível para download.

A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), em Taubaté, SP, divulgou o edital de seu processo seletivo para 2013.

A EMCA oferece gratuitamente um curso técnico de manutenção aeronáutica, com duração de dois anos. No Brasil, a profissão se divide em três habilitações técnicas: aviônica (sensores, instrumentos, sistemas elétricos, etc.), célula (estruturas, sistemas hidráulicos, pneumáticos, etc.) e grupo motopropulsor (motores). As três estão presentes na EMCA.

As inscrições terão início em 10 de setembro, segunda-feira, e vão até 19 de outubro, sexta-feira e poderão ser feitas de segunda a sexta das 14h30 às 22h e aos sábados das 9h ás 11h na EMCA. Não haverá inscrições nos dias 4, 12 e 13 de outubro.

Alunos do Módulo Básico desenvolvem atividades de pesquisa (Foto: Eduardo Oliveira)

A Escola fica na rua Tomé Portes Del Rei, 507, Vila São José (perto da EMEF Dom José Antônio do Couto, ao lado da antiga Casa do Menor, na rua dos museus, e ao lado da Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo Alckmin – Fundação Paula Souza).

O candidato deverá, no mínimo, completar 17 anos até 31 de dezembro de 2013, possuir o ensino médio completo, não possuir diploma de curso superior e comprovar residência em Taubaté.

Para a inscrição, é necessário fotocópia e original do RG, do título de eleitor com comprovante da última eleição e de comprovante de residência. Além disso, o candidato também deve estar portando o comprovante do pagamento da taxa de inscrição. O boleto da taxa, de R$ 32,00, pode ser retirado na EMCA juntamente com o edital do processo seletivo e deve ser pago no caixa (exclui caixa eletrônico) de qualquer agência bancária.

A prova será realizada em 11 de novembro, domingo, das 7h30 às 12h30 na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio "Professor José Ezequiel de Souza", na rua Prof. Nelson Campelo, 282, no Jardim Eulália.

A prova consiste de 80 questões de múltipla escolha e uma redação. Há 20 questões de matemática, 20 de português, 20 de física e 20 de inglês. Cada questão vale 1 ponto e a redação vale 20 pontos (totalizando 100 pontos).

Os resultados serão divulgados em 11 de dezembro, terça-feira, na EMCA e nos site da prefeitura taubateana (www.taubate.sp.gov.br), no blog Hangar do Falcon (http://hangardofalcon.blogspot.com) e aqui no Blog do Astrônomo.

O período de matrículas começa em 14 de janeiro de 2013, segunda, e se estende até 18 de janeiro, sexta. As matrículas poderão ser feitas das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h.

As aulas terão início no dia 23 de janeiro, quarta, às 19h30 com uma palestra de uma renomada autoridade do ramo aeronáutico aberta a convidados.

Alunos do Módulo Especializado em atividade (Foto: Eduardo Oliveira)

Desta vez, entrar na EMCA está um mel mais fácil. É muito comum que alunos recém-formados façam a prova novamente para conseguir outra habilitação técnica. Visando facilitar a entrada de novos alunos, a direção da escola determinou que, das 70 vagas oferecidas, no máximo 10 serão destinadas a alunos já formados.

Além disso, a EMCA está disponibilizando para os candidatos um CD com informações sobre o processo seletivo e a escola. Neste CD, estão as provas dos anos anteriores, para que os candidatos possam se preparar melhor para a prova.

O download das provas pode ser feito aqui.

O edital do processo seletivo pode ser baixado aqui.

Asas Abertas  Em seus oito anos de existência, a EMCA formou 285 alunos em 6 turmas. Sob o lema "Você tem que merecer estar aqui", o índice de aprovação dos alunos nas avaliações na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 86% – o mais alto do país.

Atualmente, os alunos da EMCA realizam um estágio de 450 horas no Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército – acompanhando atividades de manutenção de helicópteros – bem como em empresas civis de aviação.

Durante o curso, há várias visitas a empresas (as últimas foram Embraer e Helibras) e eventos de aviação. Também há palestras e atividades esportivas (como passeios ciclísticos e a "EMCA Champions League", o campeonato interclasses).

Para mostrar estes e outros aspectos da escola, um grupo de alunos está organizando o open house "EMCA de Asas Abertas". O evento acontecerá no dia 14 de setembro, sexta-feira, e é aberto ao público em geral, mas o foco está alunos do terceiro ano do Ensino Médio – que já poderão retirar o edital e os formulários para inscrição.

Eu estarei lá neste dia e devo ficar algumas sextas-feiras (quando não estou no estágio) na escola recebendo inscrições.

(Foto: Eduardo Oliveira)

Para maiores informações, o telefone da EMCA é (12) 36087579. O e-mail da escola é emcataubate@yahoo.com.br. Dúvidas podem ser deixadas como comentários neste post pois as encaminharei para a EMCA.

Anúncios