Evento em São José dos Campos contará com aeromodelismo, paraquedismo e exposição estática de aeronaves. Grande atração será Esquadrilha da Fumaça; entrada franca.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP), realizará em 20 de outubro, próximo sábado, o evento Portões Abertos 2012. O evento faz parte das comemorações da Semana da Asa e tem expectativa de público de 15 mil pessoas.

Haverá apresentações de aeromodelismo, paraquedismo e exposição estática de aviões e helicópteros civis e militares.

(Foto: divulgação / Assessoria de Comunicação Social / DCTA)

Fumaça Já!  Um dos momentos mais esperados da festa é a apresentação do Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA), a famosa Esquadrilha da Fumaça, prevista para as 15h. Criada em 1952, a Fumaça é baseada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP) e é opera aeronaves Embraer T-27 Tucano.

Durante sua apresentação, são realizadas cerca de 55 acrobacias de alta performance. A Fumaça faz cerca de 100 apresentações por ano e já realizou mais de 3500 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, sendo reconhecida em todo o mundo. Está é uma oportunidade ímpar para o público ter um contato emocionante e inesquecível com a FAB.

Evento para toda a família O DCTA é responsável por assegurar a consecução dos objetivos da Política Aérea Nacional no que tange a ciência e tecnologia, competindo-lhe particularmente a orientação, incentivo, coordenação, apoio e realização da pesquisa e do desenvolvimento relacionados a assuntos aeronáuticos e aeroespaciais, bem como à indústria relacionada.

Esquadrilha da Fumaçã deve se apresentar às 15h (Foto via Atrativo Web)

Realizado anualmente, o Portões Abertos visa aproximar a Força Aérea da sociedade. O evento tem um caráter cívico, apresentando ao público algumas aeronaves do DCTA e da FAB, assim como ressaltar os benefícios das atividades aéreas promovidas pelo Comando da Aeronáutica.

A Comunicação Social da Aeronáutica informou que haverá uma infraestrutura completa para receber o público, como áreas para estacionamento e praça de alimentação.

O Portões Abertos acontecerá das 10h às 17h e a entrada gratuita. O acesso ao evento será feito pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. Mais informações no site do evento.

Anúncios