Sonda funcionou por apenas 15 segundos. Achado foi feito por internautas russos.

Em 1971, o programa espacial soviético lançou duas missões robóticas semelhantes a Marte: Mars 2 e a Mars 3. Ambas eram compostas por uma sonda de superfície e outra orbital. Ambas as sondas orbitais funcionaram conforme o previsto. A Mars 2 se acidentou no pouso.

A Mars 3 fez o primeiro pouso suave no planeta vermelho. Mas ela operou por apenas 15 segundos e falhou. Desde então, ela não passa de um peso de papel na história da exploração interplanetária em um local ainda não determinado.

Agora, uma equipe de pesquisadores amadores pode tê-la encontrado. Usando imagens feitas pela Mars Reconnaissance Orbiter ("Orbitador de Reconhecimento de Marte, MRO), da NASA, em 2007, internautas russos entusiastas da exploração espacial encontraram um objeto que poderia ser a Mars 3. Próximo dali, eles também encontraram o que pode ser o módulo de descida e escudo térmico da sonda, assim como um ponto brilhante incomum que pode ser o paraquedas. Os quatro itens estão na área esperada de pouso.

Imagens da MRO mostram possíveis componentes da missão soviética Mars 3, de 1971 (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. do Arizona)

Um acompanhamento fotográfico feito pela MRO em março estreitou o caso. Os pesquisadores vão continuar investigando as imagens disponíveis para ter certeza.

"Juntas, esta série de imagens e sua disposição no solo estão notoriamente de acordo com o que seria esperado do pouso da Mars 3, mas explicações alternativas para essas imagens não podem ser descartadas", disse Alfred McEwen, pesquisador principal da câmera HIRISE do MRO.

 

Scientific American, G1

Anúncios