Nave levara segunda chinesa ao espaço; outros tripulantes ainda não foram anunciados. Missão deve durar 15 dias; lançamento será em uma semana.

O lançador da Shenzhou-10 já se encontra na plataforma de lançamento e o foco agora está na composição da tripulação.

Hoje (04/06/2013), foi confirmado pela imprensa chinesa que Wang Yaping estará na nave. Ela será a segunda chinesa a ir ao espaço. Os outros dois tripulantes ainda não foram anunciados, mas fala-se que sejam Nie Haisheng e Zhang Xiaoguang, que também tripularam a Shenzhou-9. Desta forma, Haisheng seria o comandante, Xiaoguang o operador e Waping a assistente de laboratório.

Outra questão é a tripulação suplente. Recentemente, a versão chinesa da Wikipedia anunciou que os suplentes seriam Liu Boming, comandante, Pan Zhanchu, Operador, e Deng Qingming, assistente de laboratório.

A Shenzhou-10 fará uma missão de 15 dias, sendo 12 com os tripulantes a bordo do módulo orbital, realizando várias experiências científicas. Outro objetivo é aprimorar as técnicas de aproximação e acoplagem – para o qual será feita uma segunda acoplagem com o TG-1. As manobras serão feitas de forma automática e manual.

O foguete que levará à SZ-10 ao espaço é o Chang Zheng-2F/G. Ele será lançado da plataforma de lançamento 921 do complexo de lançamento LC43 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan às 6h40 de Brasília (0940Z) do próximo dia 11.

 

Boletim Em Órbita

Anúncios