Solenidade homenageará nomes de destaque na instituição. Estarão presentes importantes nomes da política científica do país.

Esta semana, em São José dos Campos (SP), acontecem eventos em comemoração ao aniversário de 52 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), instituição que deu ao Brasil a capacidade de desenvolver satélites, produzir ciência espacial de qualidade, monitorar nosso território, ter uma previsão de tempo moderna, entender as mudanças globais e aproximar o Espaço da sociedade brasileira.

Hoje (19/08/2013), uma apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos abre a semana de festividades. O concerto será para funcionários e familiares às 20h na sede do instituto.

Outro destaque da programação de aniversário é o workshop "Desafios do INPE 2014 – 2020", na quarta-feira (21) das 8h30 às 18h no auditório Fernando de Mendonça, no Laboratório de Integração e Testes (LIT), no INPE. Na ocasião, todas as áreas do INPE terão a oportunidade de apresentar suas principais questões e discutir as motivações, perspectivas e desafios.

A programação da semana contempla ainda atividades esportivas e outros eventos destinados à comunidade inpeana.

Homenagens  Às 9h30 de sexta-feira (23), acontece a solenidade de aniversário, presidida pelo diretor do INPE, Leonel Perondi. A solenidade terá homenagens a servidores que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atividades, bem como àqueles que recentemente se destacaram nas carreiras de Pesquisa, Gestão e Desenvolvimento Tecnológico.

Serão ainda homenageados os aposentados durante o último ano e, como incentivo à futura geração de pesquisadores, serão entregues certificados de Menção Honrosa a estudantes que se destacaram no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Também participam da cerimônia o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Rodrigues Elias, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, entre outras autoridades nacionais e regionais, pesquisadores e representantes da indústria brasileira.

A cerimônia será transmitida ao vivo através da página www.lit.inpe.br/aovivo.

Anúncios