Veículo foi rebocado por caminhonete. Três projetos privados recebem financiamento da NASA; objetivo é transporte de astronautas a complexo orbital.

Uma nave espacial privada completou uma série de testes este mês para julgar se o veículo pode ser o levar e trazer astronautas à Estação Espacial Internacional um dia.

A nave Dream Chaser, da Sierra Nevada Corp. passou por vários testes "rebocados" no dia 2 de agosto no Dryden Flight Research Center, da NASA, no sul da Califórnia. Estes testes avaliam os sistemas de pouso em pista e freios.

Os resultados dos testes vão ajudar a empresa a preparar os futuros testes de voo da nave.

Nave Dream Chaser sendo preparada para testes no centro Dryden, da NASA, em 02/08/2013 (Foto: NASA/Ken Ulbrich)

"Estamos muito animados para completar esta série de testes e alcançar outra marca crítica para nosso programa de testes de voo do Dream Chaser", disse em uma declaração Steve Lindsey, diretor sênior de programas de sistemas espaciais da Sierra Nevada e ex-astronauta da NASA.

"A equipe dedicada do Dream Chaser tem colocado a espaçonave de teste em testes integrados compreensivos na pista, rampas e hangar no histórico local da Califórnia, encontrando questões no chão e levando-as na preparação para os futuros testes livres", disse Cheryl McPhillips, que trabalha pela NASA com a Sierra Nevada como parte do programa Commercial Crew Integrated Capability (CCiCap), em declaração.

Durante os testes no Dryden, uma caminhonete puxou a nave pela pista em quatro velocidades diferentes: 16, 32, 64 e 97 km/h. Os engenheiros monitoraram o computador de voo e o software, a instrumentação – incluindo orientação, navegação e sistemas de controle – freios, direção e trem de pouso da nave.

Caminhonete puxa a Dream Chaser em teste (Foto: NASA/Ken Ulbrich)

"Ver a Dream Chaser passar pelo teste de reboque na mesma pista onde pousamos vários orbitadores de ônibus espaciais traz bastante orgulho para nossa equipe do Dream Chaser", disse Lindsey. "Estamos outro passo mais próximos de restaurar a capacidade da América de retornar astronautas dos EUA à Estação Espacial Internacional."

Dream Chaser no topo do foguete Atlas V (Foto: Mark Maxwell)"Estou ansioso para ver este pássaro pousar na velha pista do ônibus neste outono," disse McPhillips. "A SNC e outros parceiros estão trabalhando diligentemente para permitir este país a levar e trazer tripulações com segurança aos EUA."

A Dream Chaser é uma das três espaçonaves recebendo financiamento do CCiCap, que visa encorajar o desenvolvimento de uma nova nave construída nos EUA para preencher o vazio deixado pela aposentadoria da frota de ônibus espaciais em 2011. A NASA quer, no mínimo, que um destes veículos privados esteja operando em 2017.

A SpaceX e a Boeing também estão construindo naves como parte do CCiCap. A SpaceX, de Hawthorne, Califórnia, está desenvolvendo uma versão tripulada de sua cápsula Dragon, que já está levando cargas para a Estação em um contrato com a NASA. A Boeing está trabalhando numa cápsula chamada CST-100, projetada para o transporte de astronautas à Baixa Órbita da Terra.

 

Anúncios