Direção: Neill Blomkamp
Ano de lançamento: 2013
Duração: 109 min.
País: EUA
Estúdio: TriStar Pictures, Media Rights Capital, QED International, Alpha Core, Simon Kinberg Productions, Sony Pictures Entertainment
Roteiro: Neill Blomkamp
Produção: Bill Block, Neill Blomkamp, Simon Kinberg, (exec.:) Sue Baden-Powell, (assoc.:) Victoria Burkhart, (co:) Stacy Perskie
Elenco: Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Alice Braga, Diego Luna, Wagner Moura, William Fichtner, Maxwell Perry Cotton, Faran Tahir
Música: Ryan Amon
Fotografia: Trent Opaloch
Direção de arte: Nancy Anna Brown, Ross Dempster, Don Macaulay, Hania Robledo
Figurino: April Ferry
Edição: Julian Clarke, Lee Smith
Efeitos especiais: Fonco Creative Services, Gentle Giant Studios, Image Engine Design, Industrial Light & Magic, Kerner Optical, Method Studios, Whiskytree, XYZ-RGB
Site oficial: http://www.itsbetterupthere.com/site/

Estação espacial Elysium

No futuro, a Terra está superpopulada, poluída e doente. Os mais ricos pagaram pela construção de uma estação espacial gigantesca chamada Elysium e deixaram os pobres para trás, trabalhando em suas empresas para manter seu estilo de vida. Além do conforto, Elysium conta com máquinas que podem curar qualquer doença ou ferimento – o que faz com que ainda mais pessoas tentem entrar ilegalmente na morada espacial.

Max (Matt Damon) cresceu na Terra e transformou-se em habilidoso ladrão para sobreviver. Em 2154, ele está em liberdade condicional e trabalha em uma fábrica da Armadyne, empresa que ajudou a construir Elysium, em Los Angeles. Um acidente o expõe a radiação e o deixa com apenas alguns dias de vida e a determinação de ir até a estação para se curar e sobreviver.

Ele procura Spider (Wagner Moura), um coiote que leva pessoas ilegalmente até lá, mas não tem como pagar a viagem. O coiote lhe dá a alternativa de retirar informações da mente do presidente da Armadyne John Carlyle (William Fichtner) e um exoesqueleto implantado cirurgicamente que o transforma em uma máquina de guerra.

Matt Damon em cena de Elysium

Em quanto isso, o presidente de Elysium Patel (Faran Tahir) repreende a secretaria de defesa Delacourt (Jodie Foster) por seus métodos de combate à ilegais – que incluem agentes truculentos como Kruger (Sharlto Copley). Ela arquiteta um golpe com a ajuda de Carlyle, que armazena as informações para tomar o controle de Elysium em sua própria mente.

Tendo Max roubado tais informações, ele se torna alvo dos poderosos, que querem ele vivo para retirarem as informações de sua mente. Ainda morrendo, ele pede ajuda a Fray (Alice Braga), uma amiga de infância que trabalha em um hospital e que também será usada pelos agentes de Delacourt para atrair Max.

Ambiente de Elysium, compos de imagens de Beverly Hills e Holywood

 

O player não funciona?

Seguem algumas curiosidades sobre Elysium. Spoilers! Vamos começar com o elenco: Sharlto Copley e William Fichtner têm o mesmo aniversário.

Existem várias referências sul africanas no filme. O Civil Cooperation Bureau (CCB) era um esquadrão patrocinado pelo governo na época do apartheid. A aeronave de Kruger, interpretado por Copley, tem uma bandeira da África do Sul. Copley, que teve que usar lentes de contato escuras, e o diretor Neill Blomkamp são sul africanos.

Kruger e seus homens usam várias gírias afrikaans, como boet, informal derivado de brother, irmão,boykie, garotinho, e lekker, significando aprovação.

Sharlto Copley em Elysium

O papel principal foi oferecido a Ninja, um rapper sul africano que, apesar de ser fã de Distrito 9 (outro filme de Blomkamp com Copley e que se passa em Johanesburgo, África do Sul) não aceitou. A oferta foi feita ao rapper Eminem, que queria que o filme fosse rodado em Detroit.

Para interpretar Max, Matt Damon treinava diariamente por 4 horas na academia. Blomkamp foi específico com a aparência do personagem: ele tinha uma foto de rosto de Damon colada ao corpo de um modelo como referência para o preparador físico.

Diego Luna, intérprete de Julio, querendo muito trabalhar com Blomkamp, assinou o papel sem ler o roteiro.

Wagner Moura pegou pneumonia durante as filmagens e a produção teve que ser interrompida por alguns dias.

Originalmente, Delacourt era um homem. Pela primeira vez, a personagem de Jodie Foster morreu em cena.

Jodie Foster em Elysium

O filme se passa em 2154, o mesmo que Avatar. A biografia de Carlyle mostrada em um computador menciona que ele nasceu em 2010, tendo 144 anos de idade.

Na cena do sequestro, em uma tomada de cima, é possível ver brevemente um cavalo branco próximo ao centro da ação. Não se sabe o motivo de ele ter sido posto ali. A nave de Carlyle tem o logo estilizado EB, da Bugatti Automobiles S.A.S. Fundada por Ettore Bugatti em 1909, agora é a marca de carros de altíssima performance do grupo Volkswagen. O carro que Max e Julio usam é um Nissan GT-R modificado.

O console principal do computador da Elysium está no setor 7G, o mesmo no qual trabalha Homer Simpson na Usina Nuclear de Springfield em Os Simpsons.

A referência de design para a tela de reboot do servidor central da Elysium é uma Award BIOS de uma placa-mãe  Gigabyte com processador AMD. Os anos e marcas foram mudados, mas o layout não. E os drives Wyrd e Oracle ainda se conectam com a interface IDE.

O código na tela durante o reboot da Elysium foi copiado de STARTUP.ASM, do Volume 3: System programming, do Intel Architecture Software Developer’s Manual.

Wagner Moura e Matt Damon em cena de Elysium

Anúncios