Instituição é apontada como melhor centro de formação de técnicos em manutenção de aeronaves do Brasil. O curso, gratuito, dura 2 anos.

A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), de Taubaté, SP, realiza a aula inaugural de 2015 nesta quarta-feira, dia 21.

A escola oferece 70 vagas de um curso técnico gratuito de manutenção aeronáutica com dois anos de duração – apontado como o melhor do país. Os profissionais formados pela EMCA destacam-se nas organizações onde atuam e isso se reflete no feedback extremamente positivo que a escola recebe das organizações em várias regiões do Brasil.

Sob o lema “Você tem que merecer estar aqui”, o índice de aprovação dos alunos nas avaliações na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 86% – o mais alto do país.

As inscrições para seu processo seletivo ocorreram de 8 de setembro a 11 de outubro passados e a prova foi feita em 16 de novembro. O download do gabarito da prova pode ser feito aqui e a classificação dos candidatos está aqui. As matrículas aconteceram de 12 a 16 de janeiro. Os que não compareceram para a matrícula neste período são tidos como desistentes. Nestes casos, são chamados os alunos seguintes na ordem de classificação. O preenchimento de tais vagas será feito, no máximo, até 6 de fevereiro.

Os aprovados no processo seletivo matriculam-se para o Módulo Básico. Com a nota deste período, escolherão a habilitação técnica do Módulo Especializado: célula (estruturas, sistemas hidráulicos, pneumáticos, etc.), aviônica (sensores, instrumentos, sistemas elétricos, etc.) ou grupo motopropulsor (motores).

É comum que alunos formados na EMCA façam a prova novamente para conseguir outra habilitação técnica, como eu fiz. Para facilitar a entrada de novos alunos, há um limite de 10 vagas para alunos já formados pela escola.

Nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, às 19h30 haverá uma palestra de renomada autoridade do ramo aeronáutico aberta a convidados. No dia seguinte, os alunos novos passarão por uma atividade administrativa obrigatória.

As aulas são de segunda a sexta, das 19h às 22h20 e aos sábados das 8h às 11h20.

Uma parceria entre a prefeitura taubateana e o Comando de Aviação do Exército proporciona aos alunos aulas nas instalações militares, além de um estágio de 450 horas no Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército, acompanhando atividades de manutenção de helicópteros.

Com frequência cada vez maior, empresas civis de aviação também selecionam estagiários da EMCA.

Durante o curso, há várias visitas a empresas e eventos de aviação. Também há palestras e atividades esportivas como passeios ciclísticos e um campeonato interclasses de futebol.

A Escola fica na rua Tomé Portes Del Rei, 507, no bairro Vila São José, perto da EMEF Dom José Antônio do Couto, ao lado da antiga Casa do Menor, na rua dos museus, e ao lado da Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo Alckmin – Fundação Paula Souza. O telefone da EMCA é (12) 36087579 e o e-mail é emcataubate@yahoo.com.br.

Boa sorte aos recém-chegados!