Série icônica de ficção científica continuará em mini-série de seis episódios a ser produzida. Arquivo X possui legiões de fãs até hoje.

Treze anos após a série original, a TV estadunidense Fox divulgou o próximo capítulo de The X-Files: uma série de seis episódios que será guiada pelo criador e produtor executivo Chris Carter e estrelada por David Duchovny e Gillian Anderson, de volta em seus papéis e cônicos de agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully.

The X-Files foi sucesso absoluto de público e venceu vários prêmios, além de permanecer uma dá das séries de ficção científica de maior duração na história da televisão.

 

O anúncio foi feito ontem (23/03/2013) por Dana Walden e Gary Newman, presidentes da Fox Television Group, e Carter. A produção está marcada para começar no inverno. Maiores detalhes permanecem em segredo e serão anunciados posteriormente.

“Penso nisso como um intervalo comercial de 13 anos”, disse Carter. “A boa notícia é que o mundo só ficou muito mais estranho, uma época perfeita para contar estas seis estórias.”

“Tivemos o privilégio de trabalhar com Chris em todas as nove temporadas de The X-Files — uma das experiências criativas mais gratificante de nossas carreiras — e não poderíamos estar mais animados para explorar esse mundo incrível com ele de novo” ressaltaram Newman e Walden.

The X-Files não foi apenas um programa seminal para o estúdio e a rede, foi um fenômeno mundial que deu forma a cultura pop — ainda permaneceu uma verdadeira joia para as legiões de fãs que o abraçaram desde o começo. Poucos programas de televisão tiveram fãs tão dedicados como The X-Files e estamos extáticos para dar a eles o próximo capítulo emocionante de Mulder e Scully pelo qual eles tem esperado.”

Gillian Anderson e David Duchovny interpretaram Fox Mulder e Dana Scully por nove temporadas e dois filmes (Foto: Fox Television)

The X-Files estreou em setembro de 1993. No curso de suas nove temporadas, a série de influência passou de ficção científica inovadora favorita para sucesso global e tornou-se um dos dramas de televisão de maior sucesso de todos os tempos. A série, que levou dezesseis Emmy Awards, cinco Golden Globes é um Peabody Award, segue dois agentes do FBI em investigações de casos inexplicados — os “arquivos X” — envolvendo fenômenos paranormais e foi produzida pela 20th Century Fox Television e a Ten Thirteen Productions.

Na TV aberta do Brasil, foi exibida pela Rede Record. Atualmente, é represada no canal por assinatura TCM e está disponível na Netflix.

A partir da série, foram feitos dois filmes, The X-Files: Fight The Future (1998) e The X-Files: I Want to Believe (2008), e outra série de TV, The Lone Gunmen (2001).

Anúncios