Evento em Caçapava contou com duas palestras e lotou espaço cultural. Próximas edições já estão marcadas.

No último sábado (27/06/2015), aconteceu o I Encontro Ufológico do Vale do Paraíba, realizado pelo Grupo de Estudos Ufológicos “19 de Maio”, que atua na região. O evento lotou a Câmara Cultural “Chico Triste”, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Caçapava.

“O grupo teve sua primeira reunião em setembro do ano passado”, explicou Mauro Baère, funcionário público de Jacareí, membro-fundador e coordenador do grupo, no início do evento. “A cada reunião, um assunto relativo à ufologia é exposto e debatido”, explicou. “Procuramos por pessoas interessadas em fazer parte do grupo. Todos estão convidados a participar de uma reunião.”

A primeira palestra foi “Ufologia: Um Fenômeno Incontestável”, pelo técnico em manutenção de aeronaves e professor taubateano Eduardo Oliveira. Foram abordados alguns dos casos mais contundentes do histórico ufológico, como a Noite Oficial dos OVNIs (episódio de 1986 no qual a Força Aérea Brasileira admitiu ter perseguido com caças 21 objetos de natureza desconhecida) e a Operação Prato (conduzida pela FAB no norte do Pará em 1977 para investigar ataques de estranhas luzes à população local).

Baère conduziu a segunda palestra, “Eu Não Quero Acreditar”, abordando “os motivos de uma parcela significativa da população não aceitar o fenômeno ufológico, mesmo com demonstrações tão evidentes”: medo de ridicularização, conflito com religião, necessidade da confirmação por uma autoridade direta e outros.

Ao longo do evento foram exibidas reportagens e filmagens de fenômenos ufológicos devidamente analisadas e tidas como autênticas, como a da sonda de Capão Redondo, de 1998, e a do OVNI de Kumburgaz, Turquia, de 2009.

#UFOVALE  Foi o primeiro evento público do GEU “19 de Maio” e os próximos já estão marcados. O II Encontro Ufológico do Vale do Paraíba acontecerá na Câmara Municipal de Taubaté em 29 de agosto.

O ufólogo de Brasília Thiago Tichetti fará uma palestra na terceira edição, em 31 de outubro, na câmara de São José dos Campos. O trabalho de classificação tipológica de Tichetti é referência e é o tema de seu último livro.

 

Postagem conjunta de Blog do Astrônomo e blog do GEU “19 de Maio”.

 

Anúncios