Escola oferece gratuitamente melhor curso de manutenção de aeronaves do país. Inscrições vão até 9 de outubro; baixe o edital.

A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), de Taubaté, SP, abriu inscrições para seu processo seletivo 2016.

A escola oferece anualmente 70 vagas para seu curso técnico de manutenção aeronáutica. O curso é gratuito, tem dois anos de duração e é apontado como o melhor do país. Os profissionais formados pela EMCA destacam-se nas organizações onde atuam e isso se reflete no feedback extremamente positivo que a escola recebe das organizações em várias regiões do Brasil.

2012-10-27 17.04.16
Interior do Hangar da EMCA; instituição oferece curso gratuito de manutenção de aeronaves (Foto: Edurado Oliveira)

Os aprovados no processo seletivo poderão matricular-se para o Módulo Básico. Com a nota deste período, eles escolherão a habilitação técnica do Módulo Especializado: Célula (estruturas, sistemas hidráulicos, pneumáticos, etc.), Aviônica (sensores, instrumentos, sistemas elétricos, etc.) ou Grupo Motopropulsor (motores).

As aulas são de segunda a sexta, das 19h15 às 22h30 e aos sábados das 8h às 11h20. No segundo ano do curso, os alunos têm a oportunidade de um estágio de 450 horas no Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército, acompanhando atividades de manutenção de helicópteros, bem como em empresas civis de aviação.

Durante o curso, há várias visitas a empresas e eventos de aviação, assim como palestras e atividades esportivas como passeios ciclísticos e um campeonato interclasses de futebol.

Sob o lema “Você tem que merecer estar aqui”, o índice de aprovação dos alunos nas avaliações na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 86% – o mais alto do país.

É comum que alunos formados na EMCA façam a prova novamente para conseguir outra habilitação técnica, como eu fiz. Para facilitar a entrada de novos alunos, há um limite de 10 vagas para alunos já formados pela escola.

2012-10-27 17.04.58
Rotor principal de aeronave Esquilo no hangar da EMCA; curso oferecido pela escola é considerado um dos melhores da América Latina (Foto: Eduardo Oliveira)

Inscrições  O candidato deverá, no mínimo, completar 17 anos até 31 de dezembro de 2016 e não possuir diploma de Ensino Superior. Para efetuar a matrícula, é necessário Ensino Médio completo: uma vez que as matrículas dos aprovados serão realizadas em janeiro do ano que vem, alunos de 3º ano podem participar do processo seletivo.

As inscrições começaram dia 8 de setembro e terminam em 9 de outubro, sexta-feira. De segunda a sexta, as inscrições são feitas das 9h às 11h e das 14h30 às 22 e aos sábados das 9h ás 11h na EMCA.

A Escola fica na rua Tomé Portes Del Rei, 507, no bairro Vila São José, perto da EMEF Dom José Antônio do Couto, ao lado da antiga Casa do Menor, na rua dos museus, e ao lado da Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo Alckmin – Fundação Paula Souza.

O primeiro passo é retirar na escola um envelope com o edital, dois formulários, uma mídia informativa e o boleto da taxa de inscrição mediante pagamento de R$ 3,00. O boleto, de R$ 32,00, pode ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Um formulário online deve ser preenchido aqui. Para a efetuar a inscrição, é necessário apresentar na EMCA o comprovante do pagamento e fotocópias e originais do RG, do título de eleitor, comprovantes de quitação eleitoral e de residência.

2012-11-24 07.48.23
Interior do hangar da EMCA; curso da escola é considerado o melhor do Brasil (Foto: Eduardo Oliveira)

Prova  A prova acontecerá em 22 de novembro, domingo, das 7h30 às 12h30 na EMEFM “Prof. José Ezequiel de Souza”, na rua Prof. Nelson Freire Campelo, 282, no Jardim Eulália.

A prova possui 80 questões de múltipla escolha e uma redação. Há 20 questões de matemática, 20 de português, 20 de física e 20 de inglês. Cada questão vale 1 ponto e a redação vale 20 pontos. A forma de avaliação está disposta no edital.

A classificação dos candidatos será divulgada em 16 de dezembro, quarta-feira, na EMCA, no site da Prefeitura Municipal de Taubaté e no Blog do Astrônomo.

As matrículas serão efetuadas na escola de 11 de janeiro de 2014, segunda, a 15 de janeiro, sexta, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h.

As aulas terão início no dia 19 de janeiro, quarta, às 19h30 com uma palestra de uma renomada autoridade do ramo aeronáutico aberta a convidados.

Para se preparar melhor para a prova, baixe já as provas anteriores e o edital.

Para maiores informações, o telefone da EMCA é 12 36087579 e o e-mail é emcataubate@yahoo.com.br. Você também pode deixar sua dúvida na página da EMCA no Facebook e aqui no Blog do Astrônomo – encaminharei imediatamente as que não souber esclarecer.

Anúncios