Doutora passou por várias posições relacionadas a mudanças climáticas. Eleição ocorreu na Croácia.

Thelma Krug, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi eleita para uma das três vice-presidências do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), da Organização das Nações Unidas.

A eleição ocorreu terça (6/10/2015) e quarta-feira (7) na Croácia. Os outros dois vice-presidentes escolhidos foram Youba Sokona, do Mali e Ko Barret, dos Estados Unidos. Para a presidência, foi eleito Hoesung Lee, da Coreia do Sul.

Krug, pesquisadora sênior do INPE, também atua na instituição como assessora de Cooperação Internacional e, desde 2002, preside a Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases Estufa do IPCC.

Doutora pela Universidade de Sheffield, Inglaterra, em estatística espacial, possui várias publicações em diversos temas relacionados a mudanças climáticas. Krug foi secretária adjunta da Secretaria de Políticas e Programas em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e secretária nacional da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Há 15 anos, dá apoio técnico ao Ministério de Relações Exteriores nas negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, focando no setor de uso da terra, mudança do uso da terra e florestas. Tem contribuído no IPCC como editora revisora de capítulos de relatórios especiais ou relatórios de avaliação do painel, relacionados à área florestal.

Anúncios