Sonda terá seu ponto de órbita mais próximo de Júpiter em 27 de agosto. Em 19 de outubro, será feita manobra para iniciar órbita para operações científicas.

Cientistas e engenheiros trabalhando na missão Juno, da NASA, estão aprontando a nave – que foi lançada em 5 de agosto de 2011 e chegou a Júpiter na terça-feira (05/07/2016) – para suas operações científicas ao redor do planeta. Para entrar em órbita, o propulsor principal foi acionado por 35 minutos.

Como planejado, a sonda enviou várias comunicações na terça-feira e energizou cinco de seus instrumentos científicos na quarta (6). O plano é energizar os outros antes do fim do mês. Eles foram desligados dias antes da inserção orbital. A equipe da Juno planejou uma curta correção de trajetória para a próxima quarta (13) para redefinir a órbita.

“Antes do lançamento, cinco anos atrás, planejamos data e hora para a queima inserção orbital em Júpiter e a equipe acertou na mosca”, disse Rick Nybakken, gerente de projeto da Juno no Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, em Pasadena, na Califórnia. “Estamos em nossa órbita plenejada de 53,4 dias. Agora estamos focando em nos prepararmos para nossa quarta e última queima de motor, que nos colocará em nossa órbita científica de 14 dias em 19 de outubro.

juno_orbits
Animação da órbita científica da Juno (Foto: NASA/JPL-Caltech)

 

A próxima vez que a órbita da Juno a levar para perto de Júpiter será em 27 de agosto e espera-se obter dados científicos preliminares.

“Tivemos que desligar todos os nossos lindos instrumentos para ajudar a garantir uma inserção orbital em Júpiter em 4 de Julho [conforme fuso horário]”, disse Scott Bolton, investigador principal da Juno no Southwest Research Institute (SwRI), em San Antonio. “Mas na próxima vez, teremos nossos olhos e ouvidos abertos. Você pode esperar que liberemos alguma informação sobre nossas descobertas por volta de 1º de setembro.”

Saiba mais sobre a Juno e Júpiter:
“Juno chega a Júpiter”, 07/07/2016
“Juno a meio caminho de Júpiter”, 13/08/2013
“Férias em Júpiter”, 08/01/2011

 

Anúncios