Missão da NASA a Europa recebe nome: Europa Clipper

Nome homenageia veleiros do Século XIV. Sonda que avaliará habitabilidade de lua de Júpiter deve ser lançada na próxima década.

A futura missão da NASA a investigar a habitabilidade da lua joviana Europa recebeu seu nome formal: Europa Clipper. O nome remete aos navios veleiros mercantes de grande porte que navegavam velozmente pelos oceanos no Século XIX. Os clippers eram embarcações aperfeiçoadas que transportavam chá e especiarias pelo globo. Com três mastros, eram reconhecidos por suas graça e rapidez.

Seguindo a tradição dos navios, a espaçonave Europa Clipper passaria por Europa uma rápida cadência,  uma vez a cada duas semanas, fornecendo muitas oportunidades para investigar a lua de perto. O plano principal da missão inclui de 40 a 45 passagens, durante as quais a nave imagearia a superfície congelada da lua em alta resolução e investigaria a composição e estrutura de sua camada interior de gelo.

Há muito tempo, Europa é uma prioridade de exploração pois possui um oceano de água líquida salgada sob sua crosta de gelo. O principal objetivo da Europa Clipper é determinar se Europa é habitável, possuindo os três ingredientes necessários para a vida: água líquida, ingredientes químicos e fontes de energia suficientes.

“Durante cada órbita, a espaçonave passa apenas um tempo curto dentro do ambiente de radiação desafiador perto de Europa. Ela passa rapidamente, colhe uma grande quantidade de dados científicos e navega para fora de lá”, disse Robert Pappalardo, cientista de projeto da Europa Clipper no Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, em Pasadena, Califórnia.

Anteriormente, quando a missão ainda estava em sua fase conceitual, foi por vezes chamada informalmente de Europa Clipper, mas apenas agora a NASA adotou o nome como título oficial.

A missão está sendo planejada para ser lançada na década que vem e deve levar alguns anos para chegar ao sistema Júpiter. O JPL gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA, Washington.

2 comentários

    • Ainda não está definida a data de lançamento e a trajetória até Júpiter.
      Para termos uma noção, veja o tempo que levou para que a Galileo fizesse a viagem. Lançada em 18/10/1989 pelo Ônibus Espacial Atlantis, passou por Vênus em 10/02/1990 e duas vezes pela Terra: 08/10/1990 e 08/12/1992. Entrou em órbita de Júpiter em 08/12/1995.
      Outro exemplo: a sonda Cassini, em órbita de Saturno. Foi lançada em 15/10/1997, passou por Vênus em 26/04/1998 e 24/06/1999. Passou por Júpiter em 30/12/2000 – cerca de três anos e dois meses após o lançamento – e chegou ao sistema saturniano em 18/05/2004, entrando em órbita em 01/06/2004.
      Essas passagens por diferentes planetas têm o objetivo de usar a gravidade deles para aumentar a velocidade da sonda e fazer com que ela chegue mais rápido do que se fosse enviada direto ao planeta de destino.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s