Escola pública em Taubaté, SP, oferece 81 vagas para curso gratuito de manutenção de aeronaves, considerado o melhor do país. Desta vez, inscrições serão admitidas apenas pela internet.

Nesta semana a Prefeitura de Taubaté, SP, divulgou o edital do processo seletivo para 2018 da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA).

A EMCA oferece gratuitamente um curso técnico de manutenção de aeronaves com dois anos de duração apontado como o melhor do país. Os profissionais formados pela EMCA destacam-se nas organizações onde atuam e isso se reflete no feedback extremamente positivo que a escola recebe das organizações em várias regiões do Brasil.
Os aprovados no processo seletivo poderão matricular-se em uma das três habilitações técnicas conforme regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) conforme a nota obtida na prova: Célula (estruturas, sistemas hidráulicos, pneumáticos, etc.), Aviônica (sensores, instrumentos, sistemas elétricos, etc.) ou Grupo Motopropulsor (motores). São 27 vagas para cada habilitação.
Curso As aulas são de segunda a sexta, das 19h15 às 22h30 e aos sábados das 8h às 11h20 e a carga horária do curso é de 1.440 horas. No segundo ano do curso, os alunos têm a oportunidade de um estágio de 450 horas no Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército, acompanhando atividades de manutenção de helicópteros, bem como em empresas civis de aviação.
Durante o curso, há várias visitas a empresas e eventos de aviação, assim como palestras proferidas por profissionais de renome na área e atividades esportivas como passeios ciclísticos e um campeonato interclasses de futebol.
Sob o lema “Você tem que merecer estar aqui”, o índice de aprovação dos alunos nas avaliações na ANAC é de 97% – o mais alto do país.
É comum que alunos formados na EMCA participem do processo seletivo novamente para conseguir outra habilitação técnica, como eu fiz – concluí Aviônica em 2012 e retornei para me formar em Célula em 2014 e Grupo Motopropulsor em 2016. Para facilitar a entrada de novos alunos, há um limite de 10 vagas para alunos já formados pela escola.

Inscrições  O candidato deverá, no mínimo, completar 16 anos até 31 de dezembro de 2017. Para efetuar a matrícula, é necessário Ensino Médio completo: uma vez que as matrículas dos aprovados serão realizadas em janeiro do ano que vem, alunos de 3º ano podem participar do processo seletivo.

As inscrições começarão dia 4 de setembro, segunda-feira, e vão até 11 de outubro, quarta-feira. Neste ano, há uma importante mudança no processo de inscrições: serão feitas apenas pelo site da prefeitura taubateana, onde é possível ter acesso ao edital completo e provas dos anos anteriores. Há uma taxa de inscrição de R$ 35,00 cujo boleto deve ser emitido pelo site. É possível requerer isenção do pagamento mediante comprovação de hipossuficiência.

Prova  A prova acontecerá em 29 de outubro, domingo, das 7h30 às 12h30 na EMEFM “Prof. José Ezequiel de Souza”, na rua Prof. Nelson Freire Campelo, 282, no Jardim Eulália.

A prova consiste de 80 questões de múltipla escolha e uma redação. Há 20 questões de matemática, 20 de português, 20 de física e 20 de inglês. Cada questão vale 1 ponto e a redação vale 20 pontos. A forma de avaliação está disposta no edital.

Os resultados serão divulgados em 30 de novembro, quinta-feira, na EMCA e no site da Prefeitura Municipal de Taubaté.
2018  As matrículas serão efetuadas na escola de 8, segunda, a 12 de janeiro de 2018, sexta, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h.

As aulas terão início no dia 16 de janeiro, terça, às 19h30 com uma palestra de uma renomada autoridade do ramo aeronáutico aberta a convidados.

A Escola fica na rua Tomé Portes Del Rei, 507, no bairro Vila São José, perto da EMEF Dom José Antônio do Couto, ao lado da antiga Casa do Menor, na rua dos museus.

Para maiores informações, o telefone da EMCA é 12 36087579 e o e-mail é emcataubate@yahoo.com.br. Você também pode deixar sua dúvida na página da EMCA no Facebook e aqui no Blog do Astrônomo – encaminharei imediatamente as que não souber esclarecer.

Anúncios