Anúncio será transmitido ao vivo pela internet. Autoridades da NASA e representantes da Boeing e da SpaceX apresentarão tripulações na próxima sexta-feira.

Está marcado para a próxima sexta-feira (03/08/2018) o anúncio da NASA das tripulações dos primeiros voos das naves CST-100 Starliner, da Boeing, e Crew Dragon, da SpaceX. Jim Bridenstine, administrador da nasa, presidirá o evento, que começará ao meio-dia de Brasília na NASA Television – sendo transmitido pela internet.

Serão anunciados os nomes das tripulações dos voos de teste e das primeiras missões pós-certificação das naves. A Starliner será lançada por um foguete Atlas V, do consórcio United Launch Alliance, e a Crew Dragon por um Falcon 9, da própria SpaceX.

Mark Geyer e Bob Cabana, diretores dos Centros Espaciais Johnson e Kennedy, respectivamente, e representantes da Boeing e da SpaceX participarão do evento. Após o evento, os astronautas participarão de um Ask Me Anything pelo Reddit, às 13:30, neste link.

O Programa de Tripulações Comerciais da NASA trabalha com a indústria aeroespacial americana para que empresas desenvolvam e operem uma nova geração de espaçonaves e sistemas de lançamento projetados para transportar astronautas para a baixa órbita terrestre. Ambas as naves, americanas, lançarão astronautas americanos a partir de solo americano para a Estação Espacial Internacional pela primeira vez desde que a NASA aposentou os Ônibus Espaciais, em 2011.

O transporte comercial de ida e volta permitirá maior uso da Estação, maior tempo de pesquisa e mais oportunidades de descoberta e bordo do laboratório orbital. A estação é crítica para a NASA entender e superar os desafios de voos espaciais de longa duração – necessários para uma presença sustentável na Lua e missões a destinos mais distantes no Sistema Solar, como Marte.