TESS inicia operações científicas

O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS), da NASA, iniciou sua busca por planetas em estrelas próximas, começando oficialmente suas operações científicas, na última quarta-feira (25/07/2018). O satélite deve transmitir sua primeira série de dados científicos para a Terra em agosto e, depois, periodicamente a cada 13,5 dias, uma vez por órbita, quando a espaçonave fizer sua maior aproximação da Terra. A equipe científica do TESS começará a buscar por novos planetas nos dados assim que a primeira série chegar.

“Estou emocionado poe nossa missão caçadora de planetas está pronta para começar a esquadrinhar a vizinhança do nosso sistema solar por novos mundos”, disse Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da NASA no QG da agência, na capital Washington. “Agora sabemos que sabemos que há mais planetas que estrelas no universo, estou ansioso para os mundos fantásticos e estranhos que estamos destinados a descobrir.”

Este é o satélite mais recente da NASA a buscar por exoplanetas. O TESS passará os próximos dois anos monitorando as estrelas mais próximas e mais brilhantes em busca de diminuições periódicas em seu brilho. Estes eventos, chamados trânsitos, ocorrem quando um planeta passa em frente à estrela. Espera-se que o TESS encontre milhares de planetas com este método – alguns talvez possam abrigar vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s