NASA apresenta primeiras tripulações de naves comerciais

Grupo inclui astronautas veteranos e novatos. Programa de Tripulações Comerciais é passo importante para EUA no acesso a estação espacial.

Hoje (03/08/2018), a NASA apresentou os primeiros astronautas americanos que voarão em naves feitas nos EUA com foguetes americanos desde a aposentadoria dos Ônibus Espaciais, em 2011. Desde então, os americanos usam a nave russa Soyuz para ir e voltar da ISS.

A agência designou nove astronautas para tripular os primeiros voos de teste e missões das naves CST-100 Starliner, da Boeing, e Crew Dragon, da SpaceX, à Estação Espacial Internacional (ISS). A NASA trabalhou junto às empresas no projeto, desenvolvimento e testes para garantir que os sistemas atinjam seus requisitos de segurança e performance.

“Hoje, os sonhos do nosso país de conquistas maiores no espaço estão ao nosso alcance”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine na cerimônia transmitida pela internet. “Este talentoso grupo de astronautas americanos, voando em novas espaçonaves desenvolvidas por nossos parceiros comerciais Boeing e SpaceX, lançarão uma nova era do voo espacial tripulado. O anúncio de hoje avança nossa grande visão americana e fortalece a liderança da nação no espaço.”

“Os homens e mulheres que designamos para estes primeiros voos são a vanguarda deste novo tempo animador para o voo espacial tripulado”, disse Mark Geyer, diretor do Centro Espacial Johnson, da NASA, em Houston. “Será emocionante ver nossos astronautas decolares do solo americano e não podemos esperar para vê-los a bordo da Estação Espacial Internacional”.

Tripulação do voo de teste da Starliner:

  • Eric Boe: Nasceu em Miami e cresceu em Atlanta. Entrou na NASA pela Força Aérea, onde era piloto de caça e teste e chegou à patente de Coronel. Foi selecionado como astronauta em 2000 e pilotou os Ônibus Espaciais Endeavour, na missão STS-126, e Discovery, STS-133, último voo da nave.
  • Christopher Ferguson: Capitão da Marinha aposentado nascido na Filadélfia, pilotou o Ônibus Atlantis na STS-115 e comandou o Endeavour na STS-126 e o Atlantis na STS-135, o último voo de um Ônibus Espacial. Aposentou-se da NASA em 2011 e tem sido parte integral do programa CST-100 Starliner da Boeing.
  • Nicole Aunapu Mann: Tenente-Coronel dos Fuzileiros nascida na Califórnia, é piloto de teste do F/A-18 com mais de 2.500 horas de voo em mais de 25 aeronaves. Foi selecionada como astronauta em 2013 e esta será sua primeira viagem ao espaço.

A Starliner será lançada por um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) no Complexo de Lançamento Espacial 41 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida.

Tripulação do voo de teste da Crew Dragon:

  • Robert Behnken: De St. Ann, Missouri, tem doutorado em engenharia e é engenheiro de voo de teste e Coronel da Força Aérea. Entrou para o corpo de astronautas em 2000 e voou duas vezes no Endeavour, STS-123 e STS-130, realizando seis caminhadas espaciais com total de mais de 37 horas.
  • Douglas Hurley: Considera Apalachin, Nova York, sua cidade natal e foi piloto de teste e Coronel dos Fuzileiros antes de ser astronauta da NASA, em 2000. Pilotou o Endeavour na STS-127 e o Atlantis da STS-135.

A Crew Dragon será lançada por um Falcon 9, da própria SpaceX, do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Após os voos de teste serem completados com sucesso, a NASA começará o processo final de certificar as naves e sistemas para missões regulares à estação espacial. A agência contratou seis missões com até quatro astronautas de cada empresa.

Tripulação da primeira missão da Starliner:

  • Josh Cassada: Cresceu em White Bear Lake, Minnesota. Comandante da Marinha e piloto de teste com mais de 3.500 horas de voo em mais de 40 aeronaves, foi selecionado como astronauta em 2013 e este será seu primeiro voo espacial.
  • Sunita Williams: Nasceu em Euclid, Ohio, mas considera Needham, Massachusetts, sua cidade natal. Entrou na NASA pela Marinha, onde era piloto de teste e chegou à patente de Capitão antes de se aposentar. Desde sua seleção como astronauta, em 1998, passou 322 dias a bordo da ISS  nas Expedições 14/15 e 32/33, comandou a Estação e realizou sete caminhadas espaciais.

Tripulação da primeira missão da Crew Dragon

  • Victor Glover: De Pomona, Califórnia. Comandante da Marinha e piloto de teste com quase 3.000 horas de voo em mais de 40 aeronaves. Fez 400 pousos em porta-aviões e voou em 24 missões de combate. Foi selecionado como astronauta em 2013 e este será seu primeiro voo espacial.
  • Michael Hopkins: Nasceu em Lebanon e cresceu em uma fazenda próximo a Richland, Missouri. Coronel da Força Aérea, era engenheiro de voo de teste antes de ser selecionado como astronauta da NASA em 2009. Passou 166 dias na ISS nas Expedições 37/38 e conduziu duas caminhadas espaciais.

Mais tripulantes serão designados por parceiros internacionais da NASA posteriormente.

“A presença continua da NASA na estação espacial por quase 18 anos permitiu demonstrações de tecnologias e pesquisas em biologia e biotecnologia, ciências terrestres e espaciais, saúde humana e ciências físicas. Estas pesquisas levaram a melhorias dramáticas em tecnologia, infraestrutura e medicina e milhares de tecnologias derivadas que melhoraram a qualidade de vida aqui na Terra”, mencionou a agência em seu site.

A nova capacidade de voo espacial fornecida pela Boeing e pela SpaceX permite que a NASA mantenha uma tripulação de sete astronautas na ISS, maximizando a pesquisa científica que leva a avanços e também auxilia na compreensão e mitigação dos desafios do voo espacial de longa duração.

O Programa de Tripulações Comerciais facilita o desenvolvimento de um meio de transporte comercial americano tripulado com a meta de obter acesso seguro, confiável e econômico à ISS e à baixa órbita terrestre. “As parcerias público-privadas fomentadas pelo programa estimularão crescimento em uma indústria espacial e acenderão inovações determinantes para as futuras gerações” mencionou a NASA.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s