‘Ciência Aberta’ abordará as origens do Universo

Programa da FAPESP e da Folha de São Paulo será transmitido ao vivo pela internet amanhã às 15h. Professores da USP e da Unicamp são convidados.

Amanhã (04/09/2018), o programa Ciência Aberta abordará questões relacionadas à origem do Universo, a partir das 15h de Brasília.

Sociedades, povos, culturas e religiões diferentes têm teorias diversas sobre como tudo começou. Com o desenvolvimento do pensamento científico e as contribuições de Copérnico, Galileu, Kepler, Newton e muitos outros, passamos a ter uma noção cada vez mais clara sobre o Universo. Desde o início do Século 20, cientistas como Albert Einstein, Georges Lemaître, Edwin Hubble e George Gamow aprofundaram nosso conhecimento.

Nas últimas décadas, avanços na física teórica tem sido acompanhados por um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. Supertelescópios, grandes detectores, computadores poderosos à disposição de cientistas e a Internet e permitem trabalhar em equipe, interpretar dados e testar teorias como nunca antes.

Hoje, o Big Bang é o modelo mais aceito para a origem do Universo: há quase 14 bilhões de anos, um estado de densidade e temperaturas singulares e altíssimas deu início à formação e evolução de tudo o que existe no Universo.

Para abordar o assunto, o programa A Origem do Universo terá como convidados os pesquisadores João Steiner, Carola Dobrigkeit Chinellato e Elisabete Dal Pino. Steiner é professor titular no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e coordenador-geral do projeto GMT–FAPESP. Chinellato é professora titular no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, preside o comitê de publicações da Colaboração Pierre Auger e integra o comitê gestor da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para o experimento LLAMA. Dal Pino é professora do IAG-USP e membro do conselho colaborativo do Cherenkov Telescope Array (CTA). A mediação será da jornalista Alexandra Ozorio de Almeida, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP.

Realizado mensalmente, o Ciência Aberta é produzido pela FAPESP em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. O programa é exibido ao vivo pelo site Ciência Aberta, pelo portal da FAPESP, pela página da Agência FAPESP no Facebook e no YouTube e pelo site da TV Folha.

O programa é transmitido a partir do auditório da FAPESP, que recebe estudantes como convidados. Eles podem participar do programa enviando perguntas aos pesquisadores convidados. Durante o programa, perguntas do público externo também são recebidas pela página da Agência FAPESP no Facebook.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s