Blog do Astrônomo

Astronomia, astronáutica e mistérios [???] por Eduardo Oliveira | XVI • XI • MMVI

Livro de Visitas

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem abaixo como comentário!

Slide2

48 comentários em “Livro de Visitas

  1. Prezado Eduardo

    Tenho um Celestron nextstar 60slt
    Preciso conversaar contigo
    Gostaria de estudar mais parA USAr equipamento
    Um abraço
    Prof. Calmon – Dept Eng Civil
    Mas altamente interessado em astronomia e radiastronomia

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eduardo,conheci seu blog por intermédio de uma pesquisa que fiz para conhecimento próprio,relacionado ao tema MACH 6.
    E sou estudante de Ciência da Computação,e me interesso por diversos temas,gostaria de aprender um pouco mais sobre Astronomia.
    Se possivel,uma indicação de um livro,algo do gênero.
    Att

    André Passos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Bom Dia!!! se você ler esta mensagem de manhã é claro…
    Sou Professor de Geografia das redes estadual e municipal e Gostaria de saber qual seria a possibilidade de conseguir uma palestra sobre astronomia em minha escola, pois estamos realizando uma “Jornada Astronomica” e gostaríamos de ter convidados especialistas, caso não se interesse, poderia me ajudar com informações e maneiras de contatar alguem que pudesse? nossa semana de astronomia começa no dia 03 de Maio.
    Além disso, gostaria que me indicasse um bom telescópio(para iniciantes na faixa de preços de até R$400,00)
    Muitíssimo obrigado desde já!!
    abraço!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Amigo, seu sitee muito dificíl de se navegar, creio que o internauta não tem tanta paciência, e msm por que, não há motivos para se criar tanta dificuldade

    Curtir

  5. Olá ! Tenho o interesse de comprar um telescópio,pois gosto muito de observar o céu,mas nõa tenho muito conhecimento sobre o assunto,e gostaria de lhe perguntar se um telescópio com essas qualidades estaria seria adequado para o uso;

    TELESCÓPIO GREIKA 675X+BRINDES GRÁTIS
    AMPLIA ATÉ675x VEZES-LENTES OCULARES DE 1,25″

    Descrição
    O telescópio Greika 675x, modelo F90060M, é muito fácil de operar e sem complicações. Com um aumento fabuloso você obtém imagens fantásticas da Lua e das Estrelas. Excelente também em observações terrestres com grande aproximação dos objetos.

    Ampliação

    * Telescópio + Lente SR4 mm = 225x + Lente Barlow 3x = 675x
    * Telescópio + Lente H8 mm = 112x + Lente Barlow 3x = 336x
    * Telescópio + Lente H12.5 mm = 72x + Lente Barlow 3x = 216x
    * Telescópio + Lente H20 mm = 45x + Lente Barlow 3x = 135x

    Itens Inclusos

    * 1 Telescópio
    * 1 Tripé metálico ajustável até 1,17m
    * 1 Bandeja de Acessórios
    * 4 Lentes Oculares de 1.25″(SR4 mm,H8 mm,H12.5 mm,H20 mm)
    * 1 Lente Eretora 1.5x
    * 1 Lente Barlow 2x
    * 1 Lente Barlow 3x
    * 1 Luneta Buscadora
    * 1 Prisma(zenital)45º
    * 1 Manual de Instruções(Português)
    * 1 Bolsa p/Transporte-Brinde(Edição Limitada)
    * 1 CD-ROM Astronomia 2.0-Brinde Exclusivo:Web Bits

    Dados Técnicos

    * Tipo de Telescópio:refrator
    * Modelo:F90060M
    * Ampliação máxima teórica:675x
    * Cor:Preto
    * Montagem:azimutal
    * Diâmetro da Objetiva(D):60 mm
    * Distância Focal(F):900 mm
    * Garantia:6 meses

    LENTE ERETORA 1.5x

    Acompanha Lente Eretora(Erecting Eyepiece 1.5x)
    Com esta lente vocêfarácom que as imagens formadas pelo telescópio não fiquem invertidas de cabeça para baixo,indispensável para observações terrestres.

    BRINDE EXCLUSIVO-WEB BITS

    CD Astronomia 2.0(Nova versão,atualizada e ampliada)
    Coletânea de softwares de astronomia em versão freeware.
    Não damos suporte para a instalação ou uso dos programas.

    Desculpe pro lhe incomodar com essas dúvidas,

    Desde já lhe agradeço !

    Curtir

  6. Olá, eu tenho algumas dúvidas… Acho que estou no lugar certo.
    Bom, primeiramente, por que quase todos os estudos terminam com “logia”, biologia, sociologia… e astrologia, é referente a horóscopo, enquanto astronomia é o correto estudo?
    e segunda pergunta
    se o pinóquio disser: “meu nariz vai crescer”
    o que acontece?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aí vai um texto de “Consultório Astronómico”, de “O Observatório”, publicação do Observatório Astronómico de Lisboa…

      A palavra Astronomia vem do grego, chegando até nós pelo latim…
      Etimologicamente, provém das palavras gregas astron (astro), usada para designar uma constelação ou um qualquer grupo de estrelas e de aster (astro ou estrela), usada para designar um destes objecto isoladamente; estas duas raízes ligadas ao termo grego logos (dissertação, tratado) deram Astrologia (tratado sobre astros) e, ligadas ao termo nemo (observação) deram Astronomia (observação, divisão, administração dos astros).
      Os dois termos, Astronomia e Astrologia, eram usados, de início, quase indistintamente e encontram-se nos primeiros textos gregos, e, só para citar, Xenofonte (séc. VI a.C.), Aristóteles (séc. IV a.C.), Epicuro (início do séc. III a.C.), Aristófanes e Platão (séc. V e VI a.C.) usam com o mesmo sentido os termos astrologikós e astronómema (observação astronómica) e astrológos e astronoméo/astronómos (estudo os astros, dedico–me à Astronomia).
      A palavra Astrologia era mais usado como teoria, enquanto Astronomia como observação. Com o tempo, a Astrologia passou a ter o sentido de adivinhação, mantendo a palavra Astronomia o seu sentido primitivo, se bem que, durante a Idade Média e Renascença os vocábulos citados podiam ser considerados sinónimos pelo menos pela maioria dos autores. Só com Copérnico, Galileu e Kepler, ou seja, no início da chamada ciência moderna, se relegou a Astrologia para o seu exclusivo papel de “adivinhação pelos astros”, reservando-se o termo Astronomia para o “estudo e observação dos astros”.

      Quanto ao paradoxo do Pinóquio, boa pergunta. Para mim, ele se assemelha ao paradoxo do avô ou da bola de bilhar.
      Paradoxo do avô: Um homem viaja para o passado e assassina seu avô antes q este pudesse conhecer sua avó, fazendo com que sua mãe -e, por consequência, ele mesmo – não pudesse existir. Mas, se ele não existe, como viajou no tempo e matou seu avô?
      Paradoxo da bola de bilhar: Uma bola de bilhar é encaçapada. Ao cair na caçapa, viaja para o passado, sai em outra caçapa e acerta a bola branca ou a si mesma mudando a trajetória da bola da bola atingida e impedindo que ela mesma seja encaçapada. Mas, se ela não foi encaçapada, como viajou no tempo e impediu tal feito?
      As opiniões de físicos são divididas. Alguns defendem que é impossível mudar o passado: o homem não mataria o avô. Outros acham que o homem, ao viajar para o passado, também viajaria para outra dimensão, podendo assassinar o avô e não interferir na própria existência.

      Curtir

  7. Ola amigo… Eu tenho uma pedra que esta guardada ha mais de 25 anos…ela pertence ao meu pai.. Ela é uma pedra diferente ela é do tamanho pequeno capaz de segurar com uma mão só, pesada com seus 2,5 kg e passando o imã percebe-se que tem uma potencia muito forte dentro dela ,fazendo que o imã grude nela. Ela é Cinza por dentro , e meio preta por fora . Tenho 70% certeza que seja algo celeste;;O que vocÊ me diz a respeito? Um abraço

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá, só quis deixar um recado aqui, para dizer que te admiro muito.. meu sonho é ser Astrônoma quando eu crescer (tenho 13 anos)

    obrigaada
    um abraço
    Rebeca

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olha só, meu querido companheiro de turma ficando famoso. É isso aí, o mundo precisa de mentes novas, com boas idéias e livre de radicalismos preconceituosos.Deixo a vc. um abraço, com saudade. Narriman

    Curtido por 1 pessoa

  10. O universo me deixa fascinado, as estrelas, cometas, planetas, em especial o nosso planeta. Deus tudo criou e tudo o que Ele fez, fez bem feito até a inteligência que concedeu aos homens e a sabedoria que Ele concede aos seus filhos (a humanidade). Os homens buscam o conhecimento, entre eles, descobrir como foi criado o universo… Deus pode até permitir que os homens descubram, e aí depois de descoberto o grande BIG BEN, o que iremos fazer, pergunto…. e mais depois ainda, quem sabe, vão querer descobrir quem criou o universo. Mas eu acredito que ainda é mais sábio descobrir a Deus primeiro e depois as coisas que Ele criou!

    Curtir

    1. Olá. Perdoe-me pela demora, só vi o comentário agora.
      Os refratores, conhecidos como lunetas, usam lentes para ampliar o astro observado.
      Os refletores, chamados de newtonianos, têm a “objetiva” aberta, e um espelho no fundo. Outro espelho, suspenso, joga a imagem a 90°, para o lado do tubo. Estes são mais comuns hoje em dia, tanto entre equipamentos amadores como em grandes observatórios.

      Curtir

  11. Eduardo, muito legal o seu blog. Estou curtindo muito. Parabéns! Eu, meu irmão e meu cunhado (além dos filhos) somos astrônomos amadores (bem amadores! rsrsrsrs).

    Curtido por 1 pessoa

  12. ola eu sou a julia gostei mt do seu blog parabens vou para o ensino medio ano que vem q queria fazer tipo u curso tecnico de astronomia, admito que tb quero fazer ufologia na universidade hahaha estou meio indecisa pq adoro os dois XD

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Júlia.
      Agradeço a audiência.
      Não sei de nenhum curso de título técnico de astronomia, mas existem vários cursos sazonais – inclusive a distância, como os do Observatório Nacional.
      Não há nenhum curso superior de de ufologia no Brasil. Em 2005, foi a nunciada a criação de um no Chile. Por enquanto o progresso do campo fica nas mão de pessoas de diferentes áreas e níveis de formação que contribuem como podem seja nas investigações de campo e rede e na divulgação.
      Bons estudos!

      Curtir

  13. Eduardo, O grupo de Estudos Ufológicos “19 de Maio” está com diversas atividades previstas até o fim deste ano. Dia 27, faremos um encontro em Caçapava. Nossa próxima reunião será dia 20 de junho. Convide a Júlia e outros interessados. Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Olá

    Me chamo Geisa e achei seu blog enquanto fazia uma pesquisa sobre o homem mariposa.
    Conheci a história enquanto assistia uma série e pensei que fosse somente coisa de cinema.
    Após uma possível aparição, resolvi pesquisar e cheguei no homem mariposa e fiquei simplesmente chocada e ao mesmo tempo curiosa!
    Gostaria de mais informações
    Se pudermos manter contato via e-mail

    Agradeço desde já!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Geisa! Peço perdão pela demora na resposta… (O WordPress não me notifica de novos comentários e tenho pouco tempo para acessar e atualizar o BdA.)

      Continuo a pesquisa sobre o Homem-Mariposa e devo abordá-lo em um episódio do Podcast X – meu podcast sobre mistérios: bit.ly/podcastxoficial

      Meu email é edu_oliveira@live.com. Fique à vontade para me contatar a respeito!

      Curtir

Deixe um comentário