No início da Guerra Fria, um cadáver não identificado deixou policiais australianos perplexos. A investigação encontraria pessoas com comportamentos estranhos, uma mensagem criptografada e possibilidades de espionagem.

Austrália, 1948. Um homem morto foi encontrado em uma praia sem qualquer documento que pudesse identificá-lo. A fotografia do homem foi espalhada por todo o país e enviada a polícias do mundo todo, mas não houve identificação.

Nas semanas seguintes, cada descoberta da investigação levantava suas próprias perguntas, de objetos do finado às condições de seus órgãos internos, passando pelo comportamento de pessoas ligadas ao caso.

Este é considerado um dos crimes mais misteriosos da história. Além de um cadáver não identificado com causa mortis desconhecida, envolve uma mensagem criptografada, poesia persa do Século XII e as possibilidades de espionagem e um veneno não detectável.

As palavras em um pedaço de papel nos pertences do finado seriam referência para o caso por décadas: Tamám Shud. Este é o Mistério do Homem de Somerton.

Disponível também em outros agregadores. Este episódio e os seguintes não estarão disponíveis no YouTube.

Sugestões e feedback são sempre bem-vindos. Recebo-os pelo blog e pelo e-mail contato.podcastx@gmail.com. Você também pode participar pelo Instagram e pelo Reddit.

Você pode ouvir outros episódios aqui.