Chuva de meteoros sobre o Brasil terá ápice na madrugada do dia 22

Terra atravessa rastro de cometa e fragmentos queimam na atmosfera. Poderão ser vistos até 100 meteoros por hora.

Todo mês de abril, os céus do Brasil são palco de uma grande chuva de meteoros. Até a quinta-feira da semana que vem (25/04/2013), poderão ser vistas inúmeras estrelas cadentes a olho nu (nas devidas condições climáticas, é claro), principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Esta chuva de meteoros é chamada de Liríada, pois irradia da constelação de Lira (ponto radiante: 271° 33°), mas também são conhecidos como "Estrelas de Abril".

Estes meteoros são resíduos deixados pelo cometa Thatcher em suas últimas passagens. Eles se incendeiam no choque com a atmosfera da Terra quando o planeta atravessa o rastro deixado pelo cometa e criam rastros azuis com trajetórias quase paralelas e curtos intervalos de tempo.

Durante a chuva de meteoros, existe uma taxa de 10 a 20 por hora, mas a quantidade pode chegar a até 100. O ápice será na madrugada do dia 22. A velocidade observada dos lirídeos é de 48 km/s.

O observatório Nacional lembrou em nota que "as chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade, como as Liríadas".

 

Observatório Nacional / "Manual do Astrônomo", Ronaldo R F Mourão

20 opiniões sobre “Chuva de meteoros sobre o Brasil terá ápice na madrugada do dia 22”

  1. Show, mas sabe se tem uma direção melhor, tipo leste??? E também qual o melhor horário???Obrigada!

    Curtir

    1. No Estado de SP, Lira vai surgir no horizonte entre Norte e Leste entre 0h e 0h30 (dependendo da cidade.) A constelação vai alcançar o ponto mais alto no céu, cerca de 35°, por volta das 0h40.
      Desta forma, os meteoros serão visíveis por toda a madrugada.
      Quanto mais ao norte você estiver, mais alta a constelação ficará – tornando a visibilidade maior.

      Curtir

    1. No Estado de SP, Lira vai surgir no horizonte entre Norte e Leste entre 0h e 0h30 (dependendo da cidade.) A constelação vai alcançar o ponto mais alto no céu, cerca de 35°, por volta das 0h40.
      Desta forma, os meteoros serão visíveis por toda a madrugada.

      Curtir

  2. Somente Nordeste meu caro? Moro em MG e na minha região pode se ver um céu bem escuro com inúmeras estrelas. Será que tem possibilidade de conseguir ver? Se ‘sim’ aprox. que horas???

    Curtir

  3. O Brasil todo poderá acompanhar a chuva de meteoros, mas quanto mais ao norte você estiver, mais alta a constelação ficará – tornando a visibilidade maior.
    No Estado de SP, Lira vai surgir no horizonte entre Norte e Leste entre 0h e 0h30 (dependendo da cidade.) A constelação vai alcançar seu ponto mais alto no céu, cerca de 35°, por volta das 0h40.
    Desta forma, os meteoros serão visíveis por toda a madrugada.

    Curtir

  4. As orientações que dei de para onde e quando olhar são válidas para o BRASIL INTEIRO. Há pequenas diferenças, mas de uma forma geral, é o que falei. Embora o ápice já tenha passado, a chuva de meteoros deve ser visível até o dia 25.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s